domingo, 4 de dezembro de 2016

Grande rede de cibercrime desmantelada pela Europol

Europol informou o desmantelamento de uma das maiores redes de crime cibernético mundial

(CCM) — O Serviço de Polícia Europeu, a Europol, anunciou que acaba de desmantelar Avanlanche, uma plataforma online, por trás da qual se encontrava uma das maiores redes criminosas do mundo. Estima-se que, a rede dedicada aos ciberataques massivos com malwares, causou danos no valor de centenas de milhões de euros. O tamanho da rede era tal que conseguiu vitimar usuários de 180 países. 

Avalanche, que funcionava com uma verdadeira empresa, de acordo com o chefe de operações de Cibercrime da Europol (em Inglês), Fernando Ruiz, se dedicada ao envio de e-mails em massa para roubar senhas e dados bancários, bem como ao lançamento de negação de serviço (DDoS). A rede foi terceirizada por outros grupos criminosos e tinha, até mesmo, um serviço ao cliente, de acordo com Ruiz. 

A operação levou à prisão cinco altos funcionários - "o diretor executivo e vários membros do conselho", segundo o chefe da Europol, e a suspensão de 39 servidores. Na macro investigação, que durou mais de quatro anos, contribuíram investigadores oriundos de mais de mais de 30 países, incluindo as agencias Europol, a Eurojust, a RedeInterpol, as agências do FBI e várias empresas privadas. 


Foto: © Welcomia - Shutterstock.comFonte: http://br.ccm.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário